Coaching

  1. Individual
  2. Grupos com pessoas com objetivos comuns
  3. Empresarial
    para empresários
    para executivos
    para high potentials
    para equipes de trabalho (departamental)
    para equipes de projeto (maximização de resultados)

O processo

O COACHING é um processo de construção e assessoramento a um projeto de desenvolvimento pessoal e profissional do cliente. Chamamos de Coachee ao cliente e de Coach ao facilitador deste processo.

O processo de coaching individual acontece na relação entre o Coach e o Coachee e o processo de coaching de grupos/equipes/empresas acontece na relação entre o Coach e os Coachees que compuserem o time a ser orientado, em função dos objetivos corporativos e pessoais.

O coaching Individual ajuda o coachee a avaliar como está sua vida, a compreender como é percebido pelas pessoas de suas relações, a (re)considerar suas capacidades, habilidades e competências e a (re)definir sua declaração de visão e missão pessoal. A partir daí, o coachee define seus objetivos e metas e constrói um plano de ação, com a orientação e assessoria do coach. O processo de coaching também facilita e assessora o coachee na execução do plano de ação.

O coaching de grupos/equipes/empresas ajuda um conjunto de coachees a desenvolver e executar um plano de ação, com o objetivo de maximizar o resultado do grupo/equipe/empresa. Ele tem etapas semelhantes às do coaching individual, mas com o foco nas metas de desempenho e no perfil do conjunto dos coachees e da empresa. 

Muitas empresas têm se utilizado do coaching como elemento relevante da formação de executivos e empresários. Neste sentido o coaching tem contribuído positivamente nas disciplinas de liderança e inteligência emocional, ajudando executivos e empresários a lidar melhor com o relacionamento com seus pares e parceiros, bem como manter-se efetivos nas situações de adversidade.

De modo geral, as pessoas que participam de um processo de coaching investem no seu auto-conhecimento, na revisão de seus propósitos de vida pessoal e profissional, na avaliação dos seus objetivos frente às oportunidades e às suas competências/habilidades e no desenvolvimento de um projeto (plano estratégico e de ação) para uma vida com melhor qualidade e satisfação.

Há diversas abordagens e metodologias para se fazer coaching. Elas diferem fundamentalmente quanto às ferramentas que utilizam. Optamos por desenvolver um processo de construção a partir das capacidades e habilidades dos coachees. Cada projeto que desenvolvemos é único, pois os coachees participam da definição da maneira de desenvolvermos os trabalhos.

Nossa proposta é desenvolver um processo em 12 encontros. Coach e coachees fazem diversas “lições de casa”, que são discutidas nestes encontros para compor o projeto final: plano de ação para atingir a “visão”.

O Consultor

Os serviços de Coaching, Consultoria Organizacional e Escuta Consultiva, estão a cargo do Consultor Jaimildo Vieira.

Jaimildo Vieira é coach (pessoal e profissional) e consultor organizacional.

Como coach tem ajudado seus clientes a:

• compreender como são vistos pelas pessoas de seu relacionamento profissional e pessoal, a partir de suas características de personalidade, suas competências e habilidades;
• (re)definir sua declaração de visão e missão, seus objetivos e metas pessoais e profissionais;
• desenvolver um plano de ação para atingir suas metas e
• lidar com os desafios da execução do plano de ação pessoal e profissional.

Consultor organizacional há mais de 15 anos. Trabalha na avaliação de equipes e processos de trabalho, na capacitação de times multidisciplinares, no planejamento estratégico, na reestruturação e implementação de novas maneiras de melhorar o desempenho de equipes em ambiente corporativo, assim como no suporte à gestão das equipes/empresas em que desenvolveu seus trabalhos de consultoria.

Como consultor organizacional tem ajudado seus clientes a:

• avaliar o clima organizacional e o desempenho de equipes de trabalho;
• desenvolver, validar e implementar planos de negócio;
• contratar e capacitar pessoas;
• orientar a gestão de pessoas e
• contar com alternativas de planos de ação para tomada de decisões.

Formação Acadêmica:

• Bacharel em Ciência da Computação pela USP (1979)
• Bacharel em Psicologia pela FMU (2007)

Formação não-acadêmica:

• Capacitação em Gestão de Pessoas pelo IBC (Brasil)
• Capacitação em Desenvolvimento de Planejamento Estratégico pela Oracle (USA)
• Especialista em Metodologias de Vendas de Soluções pelo SPI (Inglaterra)
• Especialista em Gestão de Processos de Venda pela AT&T (USA)
• Especialista em Processos de Gerência de Sistemas de Informação pela IBM (Brasil)

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